top of page

NOSSA HISTÓRIA

O Colégio Estadual Polivalente – Ensino Fundamental Médio e Profissional iniciou suas atividades em março de 1977 e foi construída através de convênio do Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Estado de Educação do Paraná e PREMEN (Programa de Expansão e Melhoria do Ensino. O Colégio está situado à rua Padre João Antônio s/nº esquina com Bonifácio Vilela, sua construção aconteceu em terreno antes de propriedade da Família Batista Rosas, tendo sido concluída a obra em julho de 1976, o colégio possui em torno de 25.017 m² de área total, destes  3,080 m² de área construída.

Em setembro de 1976, ocorreram as primeiras matrículas provisórias para o ano seguinte. Em marco de 1977 as aulas iniciam com 450 alunos matriculados.

Em 1º de marco de 1977 através da Resolução 002/77, foi designada a Professora Thereza Viecheneski como Diretora, sendo assim a primeira pessoa a exercer este cargo.

Inicialmente o Colégio foi denominado Escola Polivalente Presidente Castelo Branco, em 1978 pelo Decreto 4648/78, quando se oficializou sua criação, passa a chamar-se apenas Escola Polivalente – Escola de 1º Grau.

A Escola se destacava na cidade justamente por sua formação Polivalente, a primeira na cidade a ofertar esta nova forma de ensino que na época se mostrava inovadora, possível pela Lei 5.692/71-PREMEN, que cria as Escolas Polivalentes em todo o território brasileiro, variedade e versatilidade no Ensino, apresentando disciplinas como Técnicas Comerciais, Técnicas Agrícolas, Artes Industriais e Educação para o Lar, contava com salas especiais, bem como Professores Técnicos para cada uma das disciplinas de Formação Especial.

Em 1994, com a autorização e reconhecimento da oferta de 2.º Grau (Ensino Médio), a Escola Estadual Polivalente passa a denominar-se Colégio Estadual Polivalente. Atualmente oferta Ensino Fundamental, Médio e Profissional a 978 alunos.

bottom of page